Tratamento de espasmos musculares com bomba de infusão

O tratamento de espasmos musculares com bomba de infusão é uma alternativa moderna para um problema

O que são espasmos musculares?

A espasticidade é o estado de aumento do tônus ​​de um músculo e um aumento nos reflexos profundos do tendão. Por exemplo, com a espasticidade das pernas (paraplegia espástica), há um aumento no tônus ​​dos músculos das pernas, de modo que eles se sentem rígidos e rígidos, e o reflexo “instintivo” é exagerado. 

O que causa os espasmos musculares?

Os espasmos musculares não ocorrem imediatamente após uma lesão na medula espinhal, por exemplo. 

Quando ocorre uma lesão na medula espinhal, o corpo entra em choque espinhal que pode durar várias semanas. 

Durante esse período, ocorrem mudanças nas células nervosas que controlam a atividade muscular. 

Esta afecção é mais comum em pacientes com EM (Esclerose Múltipla) e outras doenças autoimunes, como Lúpus e Artrite Reumatóide.

Após uma lesão medular, as células nervosas abaixo do nível da lesão se desconectam do cérebro nesse nível. Isso se deve ao tecido cicatricial que se forma na estrutura da área danificada da medula espinhal, bloqueando assim as mensagens de baixo desse nível de lesão que chegam ao cérebro.

Sintomas dos espasmos musculares

Uma vez que o choque espinhal desaparece, o reflexo natural presente em todos reaparece. A espasticidade é um exagero dos reflexos normais que ocorrem quando o corpo é estimulado. 

Em uma pessoa fisicamente capaz, um estímulo para a pele é sentido e um sinal sensorial é enviado para o arco reflexo, onde ele viaja para o cérebro através da medula espinhal. 

O cérebro então avalia o estimulante e se o estimulante não for considerado perigoso, um sinal que é inibitório é enviado ao longo da medula espinhal, cancelando o reflexo de mover o músculo. 

espasmos musculares - lesão na medula-jpg

Em uma pessoa com lesão na medula espinhal (ou em alguém com esclerose múltipla), esse sinal inibitório é bloqueado pelo dano estrutural na medula espinhal e, assim, o reflexo natural é permitido continuar resultando em uma contração do músculo. É assim que a espasticidade nasce.

Espasmos musculares e / ou espasticidade ocorrem em uma pessoa com uma lesão na medula espinhal sempre que o corpo é estimulado abaixo do nível da lesão. Isto é geralmente perceptível quando um músculo é esticado ou há um estimulante doloroso a este nível. 

Por causa da lesão na medula espinhal, essas sensações podem desencadear o reflexo, resultando no contrair do músculo ou espasmo.

Quase tudo pode desencadear a espasticidade. No entanto, existem condições específicas que podem torná-lo mais um problema. 

Uma infecção dos rins ou da bexiga freqüentemente causará aumento considerável da espasticidade. Um colapso da pele também aumenta os espasmos. 

Em uma pessoa que não realiza exercícios regulares de amplitude de movimento, os músculos e articulações tornam-se menos flexíveis e quase qualquer estímulo menor pode causar espasticidade severa.

Tratamento de espasmos musculares

Alguma espasticidade pode estar sempre presente. A melhor maneira de gerenciar ou reduzir espasmos excessivos é realizar um programa diário de exercícios com amplitude de movimento. 

Evitar situações como infecções da bexiga, lesões na pele ou lesões nos pés e nas pernas também reduz a espasticidade. 

Existem três medicamentos principais usados ​​para tratar a espasticidade – Baclofen, Valium e Dantrium

Todos têm alguns efeitos colaterais e não eliminam completamente o problema.

Tratamento de espasmos musculares com bomba de infusão

tratamento de espasmos musculares com bomba de infusão - welbox

Outro tratamento de espasticidade severa é a implantação de uma bomba de Baclofen. A bomba fornece uma quantidade programável de Baclofen diretamente ao fluido que envolve a medula espinhal. A droga, então, inibe o sinal reflexo no arco reflexo do cordão, impedindo a estimulação do músculo ao espasmo.

Porque a droga é entregue diretamente à medula espinhal, uma quantidade muito pequena pode ser usada em comparação com uma grande quantidade que pode ter que ser tomado por via oral. Uma vez implantada uma bomba de Baclofen, os medicamentos antiespasmódicos orais são geralmente interrompidos.

Cuidados com Soluções

Surpreendentemente, existem alguns benefícios para a espasticidade. Pode servir como um mecanismo de aviso para identificar dor ou problemas em áreas onde não há sensação. 

Muitas pessoas sabem quando uma infecção do trato urinário está presente pelo aumento dos espasmos musculares. A espasticidade também ajuda a manter o tamanho muscular e a resistência óssea. 

Não substitui a caminhada, mas ajuda a prevenir a osteoporose, em menor grau. A espasticidade ajuda a manter a circulação nas pernas e pode ser usada para melhorar certas atividades funcionais, como realizar transferências ou andar. 

Por essas razões, o tratamento geralmente é iniciado apenas quando a espasticidade interfere no sono ou limita a capacidade funcional de um indivíduo.

Um procedimento cirúrgico denominado “rizotomia por radiofrequência” é por vezes indicado no tratamento da espasticidade grave em que os nervos espinhais são cortados para aliviar a dor ou a hipertensão arterial. 

Espasticidade greve destrói os nervos danificados que não recebem “Gama-Amino-Butírico-Ácido (GABA)”, o núcleo do problema para pessoas com EM, paralisia cerebral espástica e outras doenças relacionadas. 

Neste caso, os nervos que, por não receberem GABA e estão, portanto, gerando uma atividade elétrica incomum, são cortados com os nervos e rotas nervosas remanescentes que transportam as mensagens corretas, como estavam e totalmente intactas.

Isso é feito da melhor forma nos anos mais jovens antes que as deformidades ósseas e articulares ocorram antes da atração da espasticidade. 

No entanto, também pode ser realizada com segurança e eficácia em adultos. Este é um procedimento permanente que aborda a espasticidade em sua raiz “neuromuscular”; ou seja, no sistema nervoso central que contém os nervos que causam a espasticidade de certos músculos em primeiro lugar. 

Após este tipo de procedimento, assumindo que não há complicações, a espasticidade da pessoa é geralmente completamente eliminada, revelando a força “real” (ou a falta dela) dos músculos por baixo.

Como os músculos podem ter dependido da espasticidade para funcionar, quase sempre há uma fraqueza extrema após esse “procedimento de rizotomia”. 

tratamento de espasmos musculares -rizotomia - welbox

O resultado requer que o paciente trabalhe arduamente para fortalecer os músculos agora fracos com fisioterapia intensiva e aprender novos hábitos de movimento e tarefas diárias em um “novo” corpo sem a espasticidade. 

O resultado da rizotomia é fundamentalmente, não como procedimentos cirúrgicos ortopédicos, onde qualquer liberação na espasticidade é essencialmente gratificante, mas temporária.

Nos Estados unidos existe um fórum do grupo de apoio, projetado para famílias, usuários e usuários em potencial da bomba de infusão Baclofen, para controlar a espasticidade. Eles são chamados de Intrathecal Baclofen Therapy Discussion Board Forum.

A bomba Synchro-Med é um dispositivo implantável, programável e alimentado por bateria que armazena e distribui medicamentos de acordo com as instruções recebidas do programador. 

As principais diferenças entre os modelos de bomba são o tamanho do reservatório e a presença de uma porta de acesso ao cateter lateral. 

Você pode saber mais informações em http://www.medtronic.com – O SynchroMed Pump.

A bomba de infusão CODMAN 3000 é uma terapia econômica para os pacientes que falham no tratamento médico convencional. 

Este dispositivo elegantemente simples apresenta uma fonte de alimentação inesgotável e não requer substituições freqüentes associadas a bombas alimentadas por bateria.

 

×
×

Carrinho