As luvas de látex descartáveis ​​oferecem desempenho superior e variadas aplicações nas mais diversas indústrias.

 

A elasticidade é uma das principais características do látex, tornando-o um material ideal para luvas descartáveis.

Na verdade, as luvas de látex são mais elásticas do que as luvas de nitrilo e apresentam uma melhor resistência à perfuração do que as luvas de vinil.

luvas de latex- diversas industriais

Mas com tantos estilos e opções de luvas descartáveis, você deve buscar as luvas de látex certas para o trabalho certo.

Eu fiz um post sobre Como escolher a luva de procedimentos correta para você com informações sobre os 3 principais tipos de luvas de procedimentos disponíveis.

O que é Látex?

Extração de látex para fabricação de luvas (foto: descarpack)
 O látex é feito de borracha natural, derivada da seiva da Hevea brasiliensis , uma árvore de borracha sul-americana.
A maioria do látex é colhida de plantações de árvores de borracha nos países do Sudeste Asiático, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Os agricultores extraem a seiva de látex branco leitoso de árvores de borracha maduras, através de um processo chamado de tapping.

Uma vez que a seiva é coletada, ela deve ser tratada quimicamente através de um processo complexo chamado vulcanização, que foi patenteado nos Estados Unidos por Charles Goodyear em 1844.

A borracha natural vulcanizada converte os polímeros em um material elástico mais durável, conhecido como látex. É assim que as luvas de látex são feitas.

Luvas de látex para médicos e dentistas

luvas de latex - dentistas e médicos

Luvas de látex tem seu uso indicado em Hospitais, clinicas medicas, odontologicas, veterinárias, laboratórios, salões de beleza, clínica de estética e estúdios de tatuagem.

As luvas de látex para procedimentos  são mais adequadas para aplicações que correm o risco de exposição a agentes patogênicos transmitidos pelo sangue e outros contaminantes ambientais, como a indústria médica e odontológica. 

As luvas de látex de uso médico devem cumprir os padrões do Inmetro, Anvisa e Ministério do trabalho para proteção contra patógenos transmitidos pelo sangue, além de outros contaminantes ambientais.

Isso obriga os fabricantes a oferecem produtos de qualidade semelhante, uma vez que devem atender as exigências dos três órgãos.

As luvas descartáveis ​​para todos os outros fins se enquadram na categoria de categoria industrial, um conjunto menos rigoroso de requisitos que ainda atendem aos padrões de fábrica.

As luvas de Látex se ajustam facilmente às mãos, permitindo sensibilidade tátil e destreza ao usuário, proporcionando excelente resistência e durabilidade.

luva de latex - laboratório

É por isso que as luvas de látex são as luvas descartáveis ​​mais utilizadas para aplicações médicas e de exames.

As luvas de látex descartáveis ​​são talvez o produto mais comum que vem à mente quando se pensa em látex. 

No entanto, o látex é encontrado em muitos produtos comuns, como balões, bandas de borracha, elásticos em roupas, borrachas, ligaduras e adesivos e muitos mais produtos domésticos.

Alergia a luvas de Látex

Em algumas pessoas, a exposição repetida pode causar alergias ao látex ou sensibilidade aos produtos de látex.

O uso repetido de produtos contendo látex pode desenvolver uma reação alérgica conhecida como dermatite de contato.

À medida que o uso de produtos de látex cresce, o aumento das alergias ao látex tornaram-se mais evidentes nos pacientes.

Luvas de nitrilo ou vinil são uma escolha alternativa para usuários de luvas descartáveis ​​que sofrem de alergias ao látex.

Estas luvas são feitas de materiais sintéticos e não contêm proteínas de látex.

luvas de látex: Textura, acabamento e apresentação

 As luvas de látex podem ter a superfície com micro-rugas, mas geralmente possuem superfície uniforme, com cor clara, em tonalidade bege ou branca.
Luva de latex
Os usuários de luvas de látex descartáveis ​​nem sempre podem controlar o meio ambiente, sendo assim, as luvas podem apresentar mudança de tonalidade durante o uso (o que é perfeitamente normal).
Outra característica importante da luva é o acabamento, que é a chave para facilitar a colocação e resistência durante o uso.
Dependendo do tipo, as luvas de látex são finalizadas com um revestimento de polímero ou um acabamento clorado e estão disponíveis em opções em pó ou em pó.
  • Textura . As luvas de látex podem apresentar uma textura micro-rugosa que proporciona uma aderência antiderrapante em condições úmidas ou secas. Estas luvas têm uma superfície que parece ser ligeiramente lixada e é ótima para aplicações médicas e industriais, proporcionando aderência adicional para segurar instrumentos e ferramentas.
  • Acabamento Um acabamento é aplicado durante o processo de fabricação para facilitar a colocação e remoção. Existem várias tipos diferentes de acabamento das luvas, incluindo cloração, revestimento polimérico e poliuretano
  • Cloração é um acabamento de luva usado para fazer luvas livres de pó. A solução reduz a aderência superficial da luva e também lhe dá uma textura mais suave. Quando usado em látex, o processo de cloração também reduz a quantidade de proteínas de látex, para torná-las menos propensas a causar alergia.
  • O revestimento de polímero é outro acabamento que os fabricantes usam para criar menos fricção superficial do que o material da luva, facilitando o uso. Os fabricantes usam polímeros, como silicones, acrílicos e hidrogéis, para facilitar a fabricação de luvas.
  • O poliuretano é um revestimento usado no interior de luvas para reduzir a aderência. O poliuretano é mais utilizado em luvas de vinil.

Espero que este post tenha sido útil para você.

Deixe a sua opinião ou dúvida nos comentários. Será uma satisfação responder você.

Um abraço e até o próximo post.

×
×

Carrinho