Olá meu amigo (a), você já observou como a medicina é dinâmica? Ela precisa evoluir continuamente, para encontrar as melhores soluções para a saúde das pessoas, seja preventivamente ou atuando no desenvolvimento de tratamentos e drogas. Foi por causa desse desenvolvimento constante que a impressão 3D chegou diretamente do futuro para estar aqui se tornou uma aliada da medicina. Então, Como a impressão 3D na medicina pode ajudar as pessoas? A lista de inovações é ampla mas resolvemos falar sobre 5 criações que são surpreendentes.

Uma das evoluções promovidas pela impressão 3D se refere a área médica ortopédica. A Organização Mundial de Saúde estima que existam cerca de 30 milhões de pessoas que precisam de membros protéticos (ou outros dispositivos de mobilidade), mas menos de 20% os possuem. Esses números revelam o tamanho da demanda que existe no mundo.

Impressão 3D na medicina: mais respeito ao ser humano?

Cada pessoa é fisicamente única e quando nos referimos a intervenções ortopédicas, em todo o planeta as pessoas precisam de um produto que se adapte à sua necessidade. Com o surgimento da impressão 3D, se tornou possível (ainda que em uma quantidade modesta) a fabricação de produtos extremamente personalizados (e não estou falando de preferências e sim de necessidades), que foram criados e desenvolvidos de forma única, atendendo exclusivamente às demandas daquela pessoa. Dos pés à cabeça, a impressão 3D ajuda a medicina a superar desafios.

A tecnologia anda de mãos dadas com a medicina. Elas nunca param e profissionais como cientistas, designers, empresários, inventores e criadores não descansam na busca de cada vez mais ferramentas que possam revolucionar o mercado mundial e tornar melhor a vida das pessoas.

Impressão 3D na medicina: o que é uma Impressora 3D?

Ok, você sabe o que significa, tridimensional; Você sabe o que é impressão, mas o que exatamente é a impressão 3D? Esta é uma pergunta muito boa.

Impressão 3D é o processo de criação de objetos sólidos e tridimensionais a partir de arquivos digitais. O processo é aditivo, ou seja, novas camadas são adicionadas às camadas já existentes do objeto sequencialmente até que a peça desejada seja criada. Veja um exemplo prático em velocidade acelerada, na imagem abaixo.

impressão 3d medicina
Impressora 3D trabalhando

Isto é, uma camada é cuidadosamente construída em cima da última camada do objeto, e cada camada forma uma seção fina, horizontal.

Legal! Agora que você já sabe o que é e como funciona (basicamente) uma Impressora 3D, vamos ao que interessa.

 

Impressão 3D na medicina: conheça 5 inovações

A impressão 3D na medicina pode ser revelada de diversas formas. Justamente por causa das várias criações existentes, fizemos uma listagem sobre as 5 inovações mais surpreendentes e como elas podem melhorar as nossas vidas.

1#Invisalign ( O aparelho dentário invisível)

impressão 3d medicina invisalign

A impressão 3D na medicina se revela num sorriso. Sorrir é um ato natural ao ser humano mas várias pessoas estão desapontadas com os dentes que possuem. Hoje em dia existe a opção de, através de um computador e uma impressora 3D, criar o seu aparelho ortodôntico.

Vamos conhecer a definição do produto Invisalign, segundo o seu fabricante:

Invisalign® é um aparelho ortodôntico transparente que reposiciona os seus dentes para você conquistar o sorriso perfeito com o mínimo de desconforto possível.”

 

Como funciona o tratamento com aparelho 3D

impressão 3d medicina invisalign

 

O dentista vai fazer vários registros fotográficos dos seus dentes, realizar radiografias e demais procedimentos que auxiliam no diagnóstico e na criação do planejamento para que seja traçado o seu tratamento. Todo esse material será utilizado na fabricação dos moldes em 3D, que se encaixam na sua dentição e que serão usados  para a correção do seu sorriso.

 

 

Como é feito o aparelho?

O aparelho é totalmente feito através de impressão 3D , com um material resistente e transparente, conhecido como termoplástico. A duração do tratamento varia de acordo com a necessidade do paciente e o custo pode ser uma desagradável surpresa.

Depois de prontos, os aparelhos são recebidos no consultório do seu dentista, que vai te orientar sobre o uso e todas as informações necessárias para você conseguir atingir o seu objetivo. Você receberá um conjunto de aparelhos alinhadores e a troca acontece conforme há o ajuste da dentição.

 

#2 Novacast- O substituto do gesso tradicional

Um acontecimento familiar negativo foi o motivo que levou um grupo de mexicanos a criar esta a empresa chamada Mediprint , que desenvolve produtos médicos de alta tecnologia, totalmente personalizados, fabricados através de impressão 3D. NovaCast é uma órtese de reabilitação, substituta do gesso convencional. A impressão 3D na medicina ortopédica é um grande auxílio na recuperação de lesões, fraturas, etc.

 

3d medicina novacast

 

A motivação para a criação da empresa MediPrint aconteceu em razão de uma fratura óssea sofrida por um familiar dos sócios, que teve uma redução de 50% nos movimentos em sua mão.

Assim, eles começaram a desenvolver uma prótese impressa chamada NovaCast, uma peça 3D que substitui o gesso convencional.

Vantagens do uso do Novacast

Segundo o seu fabricante, o item feito em 3D tem muitas vantagens ao gesso tradicional, entre elas:

  • Dez vezes mais leve que gesso convencional;
  • Você pode nadar com eles;
  • Não há perda de massa muscular;
  • Não tem que substituí-lo durante o tratamento.

Isso tudo é possível graças a ajuda da digitalização 3D, que mapeia a região do corpo que vai receber o produto.

O processo de criação pode ser conferido neste vídeo de divulgação da empresa.

 #3 Próteses ortopédicas

impressão 3d na medicina protese

A ausência de um braço ou perna pode ser uma realidade que revela muitos desafios, mas esse problema pode encontrar uma solução através da impressão 3D na medicina. O principal benefício é a produção rápida e acessível de produtos personalizados, adequados para uma ampla variedade de formas e tamanhos, feitos como dispositivos médicos para seres humanos.

Um exemplo prático de como a impressão 3D auxilia a personalização de próteses é a fabricação de peças adaptáveis para crianças, que com o passar do tempo precisam de novos itens em razão do seu crescimento físico.

impressão 3d na medicina crianca

Prótese igual a perna?

Acredita-se que o ponto chave para inovações no mercado de próteses ortopédicas foi a mudança no processo de fabricação desses aparelhos, os quais pretendiam reproduzir a visão estética do membro perdido, o que muitas vezes tornava inviável a reposição funcional.

No caso da impressão 3D, com um escaner portátil, é possível ter uma imagem digital em meia hora, enviá-la por e-mail e iniciar o processo de impressão do item em pouco tempo. O usuário pode recuperar a mobilidade num período curto de tempo.

O desenvolvimento de próteses personalizadas é o caminho mais valioso na aplicação da impressão 3D na área da Ortopedia. As matérias primas utilizadas na fabricação das peças e a modernização constante dos equipamentos são pontos fundamentais para que se atendam aos requisitos necessários para a fabricação de peças pequenas ou para a produção em alta escala.

 

4# Impressão 3D de células humanas (Bioprinting)

impressão 3d Bioprinting

 

Disparada essa é a intervenção mais polêmica da Impressão 3D na medicina. Não vamos entrar no mérito ético sobre a questão, iremos apenas abordar o que é. Bioprinting é a impressão tridimensional de tecidos biológicos e órgãos por camadas de células vivas humanas.

Enquanto esta área de produção ainda está em fase experimental e, atualmente, é utilizada principalmente em estudos científicos (ao invés de ciências aplicadas), a possibilidade de criação para a substituição de tecidos ou órgãos, um dia, transformará os tratamentos médicos.

Como se faz?

Bioprinting começa com a criação de um projeto com base na composição do tecido ou órgão. Em um ambiente de laboratório, um bioprinter usa essa informação para o design e depósito de finas camadas de células usando uma impressora 3D que se move para a esquerda e para a direita ou para cima e para baixo na configuração necessária. São utilizadas soluções solúveis de hidrogel para apoiar e proteger as células, bem como os tecidos que são construídos verticalmente.

Como resultado, o mercado de impressão 3D de cuidados de saúde está previsto para atingir cerca de 4,04 bilhões até 2018 . De próteses personalizadas a tecido vivo, a impressão 3D é um meio versátil de fornecer assistência eficaz e individualizada aos pacientes.

Com o advento de 3D bioprinting, as células podem agora ser distribuídas a partir da impressão 3D na medicina celular, é possível criar um andaime biologicamente compatível, camada por camada, para criar um tecido tridimensional. Numerosos tecidos foram construídos que podem ser usados ​​para uma série de aplicações clínicas de transplantes, servindo para a realização de pesquisas científicas.

Maiores Avanços do Bioprinting

Embora 3D bioprinting ainda seja uma tecnologia relativamente nova, há notável sucesso dentro deste campo, com implicações maiores, conforme a tecnologia se desenvolve. Alguns dos avanços notáveis ​​em impressão 3D de células humanas podem revolucionar o setor de saúde.

São eles:

Os vasos sanguíneos

impressão 3d na medicina vasos

Uma das limitações principais para a construção de órgãos artificiais para implantes tem sido a falta de vascularização (a capacidade de transportar sangue e outros materiais através dos vasos sanguíneos para células individuais), a fim de manter a saúde do órgão. No entanto, uma equipe de Harvard tem desenvolvido um método para a criação de canais ocos que permitem que o sangue flua ao longo do órgão, essencialmente funcionando como vasos sanguíneos.

 

Este novo desenvolvimento permitirá aos cientistas construir tecidos mais grossos e mais complexos.

Válvula do Coração

Médicos do Instituto Henry Ford, nos Estados Unidos,  tem utilizado Bioprinting para recriar corações e válvulas. As réplicas exatas de órgãos individuais são de valor inestimável para o melhor tratamento dos pacientes. Como todos sabemos, cada um de nós tem conjuntos exclusivos de impressões digitais, mas um fato menos conhecido é que todos nós temos diferentes corações e válvulas.

Bioprintig está prevendo o futuro?

Os modelos gerados pelas impressoras 3D permitem que o médico examine em detalhes o funcionamento interno do coração sem fazer uma única incisão. Isto possibilita aos médicos poderem analisar a viabilidade de um candidato para procedimentos de alto risco, bem como a colocação e ajuste personalizado de próteses, ajudando os médicos a antecipar os ajustes que podem ser necessários quando a cirurgia começar (veja o vídeo abaixo).

 

5# Impressão 3d da ultrassom do bebê

impressão 3d na medicina bebe

Por que você ficar com uma imagem da ultrassom do seu bebê, se você poderia ter uma réplica 3D, graças à magia da impressão 3D na medicina obstétrica?

Os pais que simplesmente não querem esperar até o nascimento para segurar o seu bebê, agora têm uma solução: eles podem fazer a impressão de uma réplica em tamanho real, para que você possa preservar essas memórias para sempre.

Usando um equipamento de exame ultrassom 3D ou 4D, é criado um arquivo de impressão 3D do rosto do bebê, que pode ser colocado em um corpo pré-fabricado ou manter apenas a estrutura da face.

Uma história emocionante

A empresa Huggies é uma fabricante de fraldas e criou um vídeo muito legal sobre o primeiro encontro de uma mãe deficiente visual com o seu filho. Detalhe: ele ainda está na barriga da mãe.

Como isso foi possível? Confira no vídeo abaixo.

 

Impressão 3D social

Um trabalho que merece destaque é realizado pela empresa IN UTERO 3D. Eles desenvolvem um projeto que possibilita que as mães deficientes visuais toquem os seus filhos, através da impressão 3D.

Este é um projeto que tem como público alvo as mães deficientes visuais, que através dessa nova tecnologia, tem a inesquecível oportunidade de sentir na ponta dos dedos o filho que está por nascer. A Espera pelo nascimento, as inúmeras sensações e emoções ligadas a gestação fazem dessa apresentação um momento único, deixando de ser um privilégio apenas das mães que podem enxergar o seu bebê através da ultrassom.

Na Polônia, algumas instituições parceiras da empresa IN UTERO 3D implementaram o projeto “Esperando sem barreiras”. O projeto permite que gestantes impossibilitadas de enxergar recebam uma impressão 3D da ultrassom pelo preço simbólico de R$3,00.

 

Mais inovações

Pesquisadores da Wake Forest Institute têm sido capazes de imprimir osso, cartilagem e músculo humano em tamanho natural. Estruturas de tecido são capazes de amadurecer e serem vascularizadas. Pele humana já é impressa para vítimas de queimaduras, assim como trilhos respiratórios para crianças e peças de reconstrução facial para pacientes com câncer.

Conchas de aparelhos auditivos e moldes auriculares personalizados tem sido fabricados sob medida, o que facilita a adaptação dos usuários ao uso dos aparelhos. A tecnologia que evolui rapidamente já produz diariamente milhares de coroas dentárias feitas com a ajuda de mapeamentos odontológicos e substitui os métodos tradicionais que têm sido usados ​​há séculos.

 

Considerações finais

A Impressão 3D na medicina praticada em hospitais e clínicas, pode ser uma excelente aliada, a fim de aumentar as chances de vida e a eficácia dos tratamentos. Porém, é necessário que se aprofundem as discussões éticas sobre o tema, afinal estamos falando da possibilidade de criação de partes humanas naturais a partir de um método artificial.

Pelo bem da vida humana é que a medicina evolui e traz consigo grandes aliados, como as impressoras 3D. Que toda essa tecnologia tenha a capacidade de transformar a vida de mais pessoas ao redor do mundo, melhorando a saúde e permitindo mais qualidade de vida.

 

Até o próximo post!

×
×

Carrinho